SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 01
TURMAS 1 ANOS
3º BIMESTRE
A linguagem química e a construção histórica da tabela periódica.
A ideia é que os alunos, tenham contato com a linguagem simbólica química por meio de símbolos e fórmulas.
Além disso, eles irão conseguir compreender como foi organizada a tabela periódica e a história e participação de vários cientistas, para organizar a tabela periódica conforme ordem crescente de número atômico.
Agora vamos viajar nesta linda história!
A Tabela Periódica atualmente adotada no mundo inteiro segue padrões estabelecidos pela IUPAC (sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada), mas o fato, é que teve a colaboração de vários ciências, mas o químico russo Dmitri Mendeleiev é geralmente citado como o inventor da tabela. Sendo que na verdade, ela foi se aprimorando. Agora estarei resumindo a colaboração de vários cientistas que também fazem parte desta linda história.
A primeira descoberta de um elemento se deu no ano de 1669 por um alquimista, chamado Henning Brand que descobriu o fósforo. Depois disso foi descoberto vários elementos encontrados na natureza, onde surgiu a necessidade de uma organização. Foi aí que começou a participação dos cientistas para a organização da tabela periódica.
John Dalton
(1766-1844) |
No início do séc. XIX John Dalton, um químico e físico inglês, tentou organizar os elementos por ordem crescente de massa atômica cada um com suas propriedades. Mas o fato de não conhecer a massa atômica de outros elementos, acabou impossibilitando , pois as massas atômicas estariam muito separadas.
Em 1817, Johann Döbereiner teve a primeira ideia, com sucesso parcial, de agrupar os elementos em três - ou tríades. Essas tríades também estavam separadas pelas suas massas atômicas, mas com propriedades químicas muito semelhantes. A massa atômica do elemento central da tríade, era supostamente a média das massas atômicas do primeiro e terceiro membros. Lamentavelmente, muitos dos metais não podiam ser agrupados em tríades. Isso tornou a sua classificação dos elementos pouco eficiente.
Exemplo de algumas tríades.
Lítio – Sódio – Potássio
Cloro – Bromo – lodo
Parafuso Telúrico, proposta em 1862 pelo químico e geólogo francês Alexandre Béguyer de Chancourtois (1819-1886), em que ele colocou os elementos em ordem crescente de massa atômica em formato de um parafuso, ou seja, na forma de uma espiral de 45°, em que havia 16 elementos em cada volta. Os elementos com características semelhantes ficavam um embaixo do outro.
Alexander Reina Newlands (1837-1898) |
No ano de 1864, o químico inglês Alexander Reina Newlands (1837-1898) colocou os elementos em colunas de sete em sete, segundo a ordem crescente de suas massas atômicas. Esse modelo de organização foi denominado lei das oitavas, porque para ele as propriedades dos elementos deveriam se repetir de sete em sete da mesma forma que as notas musicais.Por analogia com as notas musicais, Newlands deu a esta relação o nome de lei das oitavas.
Esta lei era no entanto ineficaz para os elementos químicos a partir do cálcio e, por isso, o trabalho de Newlands não foi aceite pela comunidade científica.
Julius Lothar Meyer (1830-1895) |
Em 1866, Julius Lothar Meyer (1830-1895) dispôs os elementos em seis grupos de acordo com suas valências. Ele notou que a diferença entre as massas atômicas dos elementos consecutivos do mesmo grupo era constante, mas ele não chegou a nenhuma conclusão de relevância quanto à importância desse fato.
Mas foi aí que um professor de química, nascido na Sibéria, chamado Dimitri Ivanovich Mendeleev. Começou as colocar as cartas na mesa.
Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas em cima de uma mesa, organizou-as em ordem crescente das suas massas atômicas.
Nessa tabela, pode-se observar a existência de lacunas referentes a elementos não conhecidos, e de asteriscos (*), elementos que foram previstos por Mendeleev.
Henry Moseley |
Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley descobriu que o número de prótons no núcleo de um determinado átomo, era sempre o mesmo.
Com a descoberta de Henry Moseley, os problemas que existiam na tabela de Mendeleev, desapareceram e com isso passou a ser organizada, por ordem de número atômico.
Com o passar do tempo, os químicos foram melhorando a tabela periódica moderna, aplicando novos dados, como as descobertas de novos elementos ou um número mais preciso na massa atômica, e rearranjando os existentes, sempre em função dos conceitos originais.
Fontes de pesquisa:
www.explicatorium.com/químico/lei_periodica-as-tríades-de-dobereiner/
www.infoescola.com
www.colaweb.com
Comentários
Postar um comentário